Perguntas frequentes sobre o uso das pedras
Respondemos as principais questões de dúvidas sobre as pedras
Quem pode fazer uso dessas pedras?
Adultos e crianças. Podem usar tanto em contato com a pele, como no uso de elixir de minerais, que consiste em colocar a pedra na água e tomá-la, (a forma de uso está descrita em cada capítulo) como também pode usar dentro da boca, ou no vinho. Por segurança e precaução, não indicamos crianças, idosos, pessoas debilitadas que não controle na deglutição, ou até mesmo não está nas condições neurológicas perfeitas, pois poderá correr o risco de um engasgo.
Gestantes podem usar?
Podem e, inclusive Santa Hildegarda indica a jaspe para ser usada na gestação, no parto e no pós-parto. Ainda que tenhamos gestantes que usem a pedra na água durante a gestação, nós ainda não podemos garantir que não terá sintomas ou que seja totalmente seguro.
O que faço caso eu engula uma pedra?
Em geral nós evacuaremos sempre o que engoliremos, ainda que não seja digerido, nosso intestino irá expelir. Por isso indicamos o uso na boca somente para quem tem consciência e um bom manejo nessa técnica, caso contrário, use na pele, na água ou no vinho.
As pedras brutas podem ser usadas?
Indicamos somente pedras roladas no uso dentro da água, ou vinho, ou suco de uva. As pedras brutas, são difíceis de higienizar e podem deixar micro pedaços de cristal dentro da água, sendo arriscado para a saúde de quem consome. Pedra bruta, é indicado para o uso no ambiente, ou uso no corpo.
Porque substituímos o vinho pela água em muitas receitas originais de Santa Hildegarda?
Sempre seremos fiéis aos ensinamentos de Santa Hildegarda, mas vivemos em um tempo de muitas intolerâncias alimentares, e o vinho que consumismo hoje, não podemos garantir que tem o mesmo teor alcóolico que o vinho que santa Hildegarda usava. Diante desta realidade começamos usar a água no lugar do vinho, e muitos pacientes acabaram tendo a mesma ideia e fazendo essa substituição, e foi assim que nasceu esse estudo, dentro da Casa de Santa Hildegarda, da substituição do vinho pela água, e também do uso de quase todo o lapidário em forma de elixir de mineiras (água de cristais).
Por que devemos ter cuidado com a procedência das pedras?
As pedras são um medicinal, assim como temos que ter cuidado com a alimentação que consumimos também precisamos ter esse cuidado com as pedras. Pedra tingida pode deixar dentro da água uma série de compostos químicos tóxicos que poderão afetar negativamente no corpo da pessoa.